UMA METODOLOgIA

INTEGRADORA

A Metodologia ROOTS®  tem como principal propósito responder às necessidades e objetivos dos diferentes stakeholders do Projeto, assegurando assim a sua satisfação e, consequentemente, o sucesso do Projeto no seu todo. 

Num mundo em acelerada mudança e em contínua transformação digital, surgem novos desafios à Gestão de Projetos.

A resposta às necessidades e à crescente regulamentação, normalização e escrutínio público passa, necessariamente, pelo recurso às novas ferramentas, tecnologias  e conceitos, como por exemplo as Plataformas BIM.

Porém todas estas ferramentas e conceitos necessitam de uma visão integrada que permita a gestão global do Projeto e do seu ciclo de vida.

INTEGRAÇÃO

A CHAVE DO SUCESSO

A Metodologia ROOTS®  tem como principal objetivo responder aquilo que são as necessidades de cada Stakeholder, assegurando que cada um acede em cada momento à informação relevante que lhe permita rastrear o progresso do Projeto, caminhos críticos, desvios fornecendo informação transparente que permite uma melhor tomada de decisão.

Ao integrarmos na nossa metodologia os princípios, processos e enquadramento legal decorrentes do CPC, FIDIC, Normas ISO bem como Metodologias de Gestão de Projeto PRINCE2® e PMP®

garantimos o controlo do âmbito e execução do Projeto bem com a sua Qualidade

A nossa metodologia permite uma plena integração com plataformas digitais externas ao sistema ROOTS® nos mais diversos níveis como por exemplo com as Plataformas BIM ou Softwares de Avaliação de Risco 

Ao integramos os diversos módulos de gestão de projeto numa estrutura em rede suportada por um sistema de gestão da PBS (Product Breakdown Structure) e WBS (Work Breakdown Structure) possibilita-nos a operacionalização e acompanhamento em tempo real do desenvolvimento do Projeto nas suas diversas vertentes, e sobretudo, permite o acompanhamento integrado do âmbito, tempo, custo e dos meios materiais e humanos.

As ferramentas da metodologia ROOTS® comparam, em tempo real, as execuções planeadas com as efetivas, fazendo todo o replaneamento do projeto e prevendo a sua conclusão e desvios de planeamento e custos.
Através destas ferramentas, a metodologia evidencia, para qualquer Fase, Contrato, Entregável, Componente ou simples Elemento do Projeto, o seu grau de avanço comparado com os objetivos inicialmente estabelecidos, bem como os principais indicadores de medição de performance de Projeto através de metodologias Earned Value Management (EVM).